top of page
GESTAO DE PESSOAS

CONSULTORIA NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS

Nosso credo reside em acreditar que compete a área de Recursos Humanos, desenvolver ferramentas de gestão de pessoas, que traduzam o pensamento filosófico e estratégico da Alta Direção.

Somos especializados em identificar pontos de melhoria e ou necessidade de implantação dos diversos subsistemas de RH.

A seguir destacamos, área por área, alguns pontos alvo de melhorias ou de implantação, onde nos diferenciamos pela larga experiência de nossos profissionais, em todos os sistemas e subsistemas de Recursos Humanos.

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

  • Levantamento e análise do sistema de banco de dados cadastrais e do sistema de geração da folha de pagamento e demais rotinas ligadas à pagadoria de pessoal.

  • Análise crítica do sistema existente e da qualidade do banco de dados para base de todos os demais subsistemas de RH.

  • Análise e auditoria dos processos de registro e documentação.

  • Auditoria sobre rotinas de pagamentos e recolhimentos.

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

  • Processo de divulgação das vagas captação de candidatos.

  • Análise crítica da descrição de cargo para o processo seletivo.

  • Processo de recepção de candidatos, formulários de registro de informações, instrumentos e ferramentas de entrevistas e de aferição de competências e perfil x cargo requerido.

  • Análise dos entrevistadores e das práticas adotadas para entrevistas, avaliação e decisão de contratação.

 

CARGOS E PROCESSOS

  • Análise e ou implantação das descrições de cargos existentes.

  • Análise e ou implantação das descrições dos processos de trabalho.

  • Elaboração de instrumento de aferição entre cargo e processo de trabalho.

  • Definição de sistema de ferramentas para descrição e avaliação de cargos e processos, atrelado ao SGQ (Qualidade) e ao plano de pagamento de PLR e Bônus.

 

SALÁRIOS E BENEFÍCIOS 

  • Análise e ou implantação da estrutura de salários praticados.

  • Análise dos steps entre faixas.

  • Política de concessão de aumentos por mérito e desempenho.

  • Política de crescimento funcional vertical (mesma função) versus plano de carreira.

  • Análise e ou implantação da cesta de benefícios concedidos (forma e critérios de concessão).

  • Estruturação de pesquisas de satisfação e de mercado para serem utilizadas em momentos estratégicos.

 

SISTEMAS DE PREMIAÇÃO

  • Análise e ou implantação de políticas de premiação.

  • Sistemas de PLR.

  • Sistemas de bônus.

  • Sistemas de premiação de curto e médio prazo.

  • Sistemas de valorização e reconhecimento extra salário.

 

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

  • Análise e ou implantação de sistemas de avaliação (autoavaliação, avaliação 360).

  • Análise das ferramentas e da política de avaliação.

  • Critérios para avaliação.

  • Definição do perfil dos avaliadores e ferramentas utilizadas.

 

SISTEMA DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

  • Análise das competências.

  • Absolutas (ligadas a tarefa).

  • Relativas (ligadas ao desempenho).

  • Integração do sistema de competências com os demais subsistemas.

 

TREIMANENTO E DESENVOLVIMENTO

  • Análise dos treinamentos existentes e disponíveis.

  • Análise do LNT – Levantamento de necessidades de treinamento.

  • Análise dos treinamentos realizados.

  • Análise da política de treinamento e desenvolvimento.

  • Comparativo entre Cargos e Processos versus treinamentos.

  • Desenho de modelo de rota de conhecimento (Uma para cada cargo).

  • Desenho do PDG – Plano de Desenvolvimento Gerencial.

  • Desenho do PDO – Plano de Desenvolvimento Operacional.

 

UNIVERSIDADE CORPORATIVA

  • Diagnóstico para viabilidade de migar a área de T&D para uma Universidade Corporativa.

  • Assessoramento para definição de plataformas de EAD.

  • Desenho das “rotas de conhecimento” cargo a cargo.

  • Implantação de conteúdos presencias e EAD.

  • Implantação dos sistemas de avalição de performance.

  • Migração de todos os processos de T&D para a Universidade .

 

POLÍTICA DE DISPENSA E RETENÇÃO DE COLABORADORES

  • Análise das políticas de dispensa e retenção.

  • Análise dos processos de desligamentos.

  • Revisão e ou implantação de entrevista de saída.

  • Análise do turn over (índices e motivos).

  • Análise de áreas de concentração de turn over.

bottom of page